setembro 04, 2008

Aula de direçao? Não. Aula de cidadania

Hoje fui à minha primeira aula teórica na auto escola.
E para minha surpresa, nao falamos apenas de mecânica e leis, mas o professor expos uma verdadeira lição sobre cidadania, amor, respeito e tantos outros valores esquecidos no dia-a-dia.
Uma lição para levar pra casa.
A turma pôde debater seus valores e a questão da consciência foi imposta.
Exemplos verídicos de acidentes e imprudência foram comentados junto a noções de preservaçao do meio ambiente e dicas de reciclagem, limpeza, organização, cuidados com o veículo de forma que nao polua ainda mais o ar, enfim, uma verdadeira aula de cidadania.
Vi ali, nao apenas um professor, mas um cidadão chamado Roberto. Um homem que aproveita a água da roupa lavada para a descarga e para lavar a calcada. Que separa o lixo, nao joga lixo nas ruas, e se dedica ao desafio de ser, na prática, um humem cada vez melhor.
As aulas apenas começaram, mas já pude perceber que irei aprender não apenas a manobrar e guiar um carro, ou decorar a legislação, mas principalmente a respeita-la e de forma mais consciente.
Saí da sala e fui caminhado pra casa, que fica ha poucos metros, pensando na minha posição como cidadã e o meu papel na sociedade. O que posso fazer para contribuir para a melhoria da minha comunidade, da minha cidade, do meu paí?
Sempre falamos que devemos preservar a natureza, respeitar o próximo, as leis, mas nunca paramos pra pensar em como podemos colocar isso na prática. Sozinhos não temos poder suficiente para mudar o mundo, mas nossas atitudes individuais contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem comum.
Cidadão nao é apenas aquele que paga os impostos, mas o que contribui para o bem-estar de todos.
E você? É um cidadão?

Nenhum comentário: